terça-feira, 29 de novembro de 2011

BELÁGUA ANIVERSARIA E POVO PARTICIPA DA FESTA. FONTE: JORNAL DE ITAPECURU

Para comemorar os 15 anos de emancipação da cidade de Belágua, a prefeitura elaborou a seguinte programação: alvorada, celebração da Santa Missa Formatura do PROERD e Inauguração da sala do conselho de segurança na Avenida Primeiro de Janeiro, jogos de futebol no Estádio Municipal, entre as seleções de Urbano Santos e Belaguá em que os funcionários municipais fizeram bonito.

Um grande ato público reuniu populares e autoridades municipais. Entre as personalidades que prestigiaram o evento estavam: o vice-prefeito Passarinho, o vereador e presidente da Câmara Sidrão, o pastor Arnaldo, o secretário municipal de Educação Marlon Frazão, o gerente do Bradesco em Belágua Péricles, os vereadores Semore, Sandoval, Nivaldo Nascimento, Laurita, Pedro Sabiá, Janilson e Luís Delgado e os secretários municipais Gordinho (Cultura), Wagner (Transporte), Fátima (Meio Ambiente), Gerônimo (Administração e Finanças), Tâmara (Saúde) e Gilson (Agricultura).

Belágua é uma importante cidade do Maranhão. O município tem pouco mais de 6.500 habitantes. A administração do prefeito Adalberto tem tido a preocupação de realizar obras que mudem a qualidade de vida de seus munícipes. Entre as importantes obras, estão sendo construídos dois postos médicos para atender os moradores da zona rural nos povoados Pau Ferrado e no Deserto.

No rol de obras, há também a construção de 140 MSD ou seja melhoramento de sanitário na zona rural. Os povoados contemplados são de Vaca Velha, com 80 quites; em fase de conclusão, cinco poços artesianos com redes de distribuição para as residências. Obras de convênio do Município com a Fundação Nacional de Saúde (FUNAZA).

Bastante emocionado, o prefeito de Belágua agradeceu a presença de todos que participaram da festa bem como todos os moradores que de alguma forma fazem a história de Belágua. “O aniversário é da cidade, mas a festa é de todos”, emociona-se. E continuou o prefeito, declarando que tem trabalhado para o bem da cidade e engrandecimento de seu povo. Reconheceu também que muito há por fazer para chegar a um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aceitável. Disse que tem trabalhado obstinadamente, diuturnamente para formar parceiras com os deputados estaduais e federais, com os senadores e com os governos federal e estadual, no sentido de que todos os belaguenses tenham melhores condições de vida. “Este é o meu desejo e de toda a minha equipe e vamos trabalhar e não descansar enquanto isto não acontecer”, em eloquente referência a conquistas desejadas pelo executivo municipal.

Reconhecimento e gratidão pelo povo – Mais uma vez agradeceu o povo. O prefeito Alberto referiu-se à sua equipe, aos vereadores, ao presidente da Câmara Municipal, Sidrão, à família e em especial a sua esposa e ao vice-prefeito. Mas voltou a agradecer o povo numa menção de quem reconhece a confiança que lhe depositaram por meio de mandato político. E se emocionou novamente: “honrarei esta procuração e sei que nada aconteceria se não fosse o povo e é ao povo que deixo o meu abraço”, finalizou.

Educação - Estão sendo reformadas várias escolas na sede e na zona rural. O que bem exemplifica é construção da escola do povoado Mosquito que, em princípio seria construída com duas salas de aula e o prefeito Adalberto, sensível em relação a essa política pública, ampliou para quatro salas de aula. Ainda em relação à gestão educacional do município e preocupado com a evasão escolar, o prefeito Adalberto conseguiu elevar o programa do Bolsa Família de um pouco mais de 800 para mais de 2.000 (dois mil). E não param por aí as realizações da administração em sintonia com as aspirações do povo, através dos programas como o Projovem e o Brasil Alfabetizado, o município vem diminuindo o número de analfabetos. Outra grande conquista da população é a inclusão digital, pois pensando na importância de incluir pessoas por meio da informação digital, o prefeito instalou um telecentro.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

BELÁGUA TERÁ MAIS 1 ESCOLA ESTADUAL

O Secretário de Estado de Educação do Maranhão, João Bernardo Bringel, autorizou, nesta semana, a construção e reformas de escolas em vários municípios do estado. 

Ao todo, serão construídas 11 escolas e reformados 17 centros de ensino e três bibliotecas Farol da Educação. As obras serão realizadas com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Tesouro Estadual.

Após a autorização do secretário, as autorizações serão agora publicadas no Diário Oficial, e posteriormente, serão assinadas as ordens de serviço para o início das obras de construção e reformas.


Serão contemplados com a construção das escolas, os municípios de Humberto de Campos, São Vicente de Férrer, Amarante, Santana, Montes Altos, Belágua e Santa Filomena do Maranhão. 

Serão reformados os faróis da educação de João Lisboa, Nina Rodrigues e Eugênio Barros.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMPRA PREMIADA, CONSÓRCIO PREMIADO E GOLPES PARECIDOS VÃO ESTOURANDO PELO MARANHÃO TODO


Os mais velhos sempre disseram: quando a esmola é grande o santo desconfia... ou neste caso, deveria desconfiar!

Polícia Federal investiga compra premiada no MA.
(São Luis - MA) - O deputado César Pires (DEM) voltou a se pronunciar na Assembleia Legislativa sobre o que ele está chamando de ”golpe” das compras premiadas no Maranhão. O deputado disse que continua recebendo em seu gabinete inúmeras reclamações de consumidores que foram lesados. Ele informou que conversou com o secretário Aluísio Mendes, da Segurança que garantiu que a Polícia Federal e a Polícia Civil do Maranhão já iniciaram uma investigação. 

- O Dr. Aluísio me disse que a Polícia Federal já começou a investigar essas empresas de compra premiada, e que a Polícia Civil do Estado do Maranhão já fez prisões em Bacabal e em Pedreiras, e que a situação é um pouco mais grave do que isso. E que houve já uma ação forte da Polícia de Santa Catarina prendendo inúmeras empresas nesse sentido e qualificando esse tipo de empreendimento na verdade como quadrilha e não mais como situações isoladas, ou seja, a pessoa já entra certo de que vai fraudar o usuário ou as pessoas que compram aquilo. O que acontece com relação a isso? Aquela maldita de uma pirâmide usada antigamente aqui, ela já começa dizendo assim: os primeiros ganham e o resto, a base no inverso da história perdem e perdem muito – afirmou. 

César Pires disse que somente na região de Presidete Dutra já foram desviados mais de R$ 600 milhões. 

- Segundo informações, em Presidente Dutra e região, foram quase 600 milhões de reais desviados dessas pessoas que viram seus sonhos interrompidos. E as empresas, quando a pessoa vai lá ao depósito ou então na loja, está lá, vendido. O sujeito diz: rapaz me dá ao menos os móveis que estão aqui. Não, não podemos dar porque estão todos vendidos, estão todos vendidos, vendido, vendido, vendido. Não tem moto, não tem dinheiro e não tem nada que possa compensar aquela perda e as situações se avolumando – finalizou.
Fonte: Blog do zeca soares. 

 Polícia prende responsáveis por compra premiada
 O deputado César Pires (DEM) disse durante a sessão de ontem que suas denúncias contra o golpe da compra premiada surtiram efeito acima do esperado. O secretário de Segurança Pública do Estado, Aluisio Mendes, informou ao deputado que a Polícia Federal já iniciou as investigações sobre o esquema fraudulento envolvendo empresas do ramo de compras premiadas e que a Polícia Civil do Estado já efetuou prisões em Bacabal e Pedreiras.

César Pires vinha denunciando sorteios da compra Premiável

De acordo com o parlamentar, a fraude já é combatida em outros Estados, como em Santa Catarina, onde a polícia efetuou prisões de várias pessoas envolvidas no golpe e qualificou esse tipo de empreendimento de quadrilha e não mais como casos isolados. “Ou seja, a pessoa já entra certo de que vai fraudar o usuário ou as pessoas que compram aquilo.”

Para César Pires, o golpe da compra premiada é semelhante ao golpe da pirâmide — engodo antigo, onde os primeiros ganham e o restante que formam a base sempre perdem.

O deputado defendeu que seja realizado uma audiência publica para discutir a questão com mais profundidade. “Eu não quero levar a uma questão de uma audiência pública, que volto a reafirmar, eu não tolero fazer esse negócio de audiência pública, mas não vai ter outro caminho diante das situações que meu gabinete vem sendo demandado em relação a essas denúncias. É coisa milionária, e segundo informações, em Presidente Dutra e região, foram quase R$ 600 milhões desviados dessas pessoas que viram seus sonhos interrompidos comprando esses objetos”.

 Fazenda alerta para golpe da compra premiada
Ministério explicou que prática é o velho golpe da “pirâmide”, mas com nova roupagem

O Ministério da Fazenda divulgou um alerta hoje a respeito da captação irregular de poupança popular, em operações batizadas como “venda premiada”, “compra premiada” e “quita já”, entre outros. A prática, de acordo com o Ministério, não passa de um golpe antigo, conhecido como “pirâmide”, mas com nova roupagem.

O golpe funciona da seguinte forma: as empresas atraem consumidores com a promessa de adquirirem um bem móvel, como motocicletas, por exemplo.

Para isso, formam grupos de participantes que pagam parcelas mensais e concorrem a sorteios do bem contratado. Quando sorteado, o contemplado deixa de ser obrigado a pagar as demais parcelas e outro consumidor é inserido no grupo.

Operações com essa sistemática de funcionamento não serão autorizadas pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda por não serem reconhecidas como captação antecipada de poupança popular.

A análise da Seae é que essas operações não são viáveis financeiramente e que a exigência de substituição da pessoa contemplada por outro consumidor caracteriza uma fraude há muito tempo recriminada, conhecida como “pirâmide”.

Esse tipo de fraude não está enquadrado na lei que disciplina as operações de captação antecipada de poupança popular.

A Seae detectou que essas operações são mais comuns nas regiões Norte e Nordeste, mas já começam a borbulhar em grandes centros urbanos.

O temor é o de que se prolifere em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há maior concentração de habitantes. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão jurídico consultivo do Ministério da Fazenda, avaliou que essas práticas não constituiriam consórcios, mas “operações de captação de poupança antecipada atípica”.

“A Seae esclarece que, no desempenho de suas atribuições de fiscalização, vem instaurando processos administrativos em desfavor de empresas que operam com a mecânica da “venda premiada”, sem prejuízo das sanções penais e civis a que se sujeitam tais empresas”. Entre as cidades fiscalizadas, foram autuadas empresas em Camocim (CE), Imperatriz (MA), Bacabal (MA), e Colmeia (TO).
 
Presos suspeitos de aplicarem golpe da compra premiada em Zé Doca-Ma
 Continuam presos três funcionários da empresa  Kita Tudo Consórcios. DEYNA SILVA OLIVEIRA, ANTONIO AVELINO DE SOUSA NETO (ambos de Bacabal) e NELSON SILVA TEIXEIRA (do bairro Aeroporto, em Santa Inês) são suspeitos de aplicar golpes em clientes de Zé Doca.

De acordo com a Polícia Civil, mais de 200 pessoas teriam sido lesadas no município. Calcula-se que o valor ultrapasse os R$500 mil reais.

Nove contemplados aguardam a entrega de suas motos. Pessoas que pagaram e quitaram consórcio de 50 meses e ainda não receberam o prêmio.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

BELÁGUA PROVAVELMENTE APROVARÁ LEI QUE PROÍBE O PLANTIO DE EUCALIPTO NO MUNICÍPIO, SESSÃO QUE VOTARÁ A PROPOSTA SERÁ DIA 18/NOV.


A SMDH encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal do município de Belágua (MA) dispondo “sobre a proibição do desmatamento da vegetação nativa para a produção de carvão em escala industrial e plantio e/ou expansão de monoculturas agressivas ao ecossistema no município de Belágua”.

A elaboração do Projeto de Lei pela assessoria jurídica do Programa Território Livre do Baixo Parnaíba Maranhense foi fruto de uma reunião com comunidades da gleba Piquizeiro, vereadores, coordenação do Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Coordenação do Pólo Sindical da FETAEMA, Vice-Prefeito, dentre outros.

A proposta de lei que combate monoculturas agressivas no município de Belágua tem por objetivo, dentre outros, impedir o ingresso dos grandes projetos de soja e eucalipto, que, conforme exemplos em outros municípios da região do Baixo Parnaíba Maranhense, causam graves impactos ao ecossistema local e às comunidades tradicionais que utilizam, de forma sustentável, esse ecossistema.

Essa não será uma experiência pioneira. Barreirinhas, São Benedito do Rio Preto, Tutóia possuem leis semelhantes. Nestes municípios, em que pese as incessantes investidas dos sojicultores e empresas plantadoras de eucalipto, o processo de implantação desses grandes projetos tem enfrentado dificuldades. Além da resistência das comunidades na manutenção de seus territórios, tais leis nesses municípios têm contribuído nesse processo.

Conforme adiantou o presidente da Câmara Municipal de Belágua, o projeto de lei deve ser apreciado pelo plenário em sessão ordinária.

FONTE: Blog Outros Olhares