Pellet é uma mini lenha obtida principalmente a partir de madeira que pode ser de origem plantada, como as que existem em extensas áreas na nossa região de Urbano Santos, ou de refugos de serrarias por exemplo, essa madeira é moída, secada e prensada em formatos de pequenos bastonetes que se apresentam hoje no cenário mundial como alternativa energética oriunda de biomassa e tem revelado um papel estratégico no setor energético diante da crise ambiental e dos aumentos nos preços de combustíveis não-renováveis, como o carvão mineral e derivados de petróleo, considerados sujos.
De acordo com Marcos Stolf nesta reunião do dia 30 de novembro, nas dependências do escritório da Suzano em Urbano Santos, a cidade de Chapadinha vem apresentando vantagens em relação a Urbano Santos para sediar a instalação da fábrica de pellets, no entanto Marcos argumenta que a localização da fábrica não significa que os empregos gerados serão apenas naquela localidade.
Esta previsto para 2012 a decisão final da Suzano se instala a fábrica de Pellets em Chapadinha ou em Urbano Santos, segundo Marcos Stolf, a Suzano Energia Renovável está em pesquisa para ver se o local em Chapadinha, onde eles planejam instalar planta industrial, atende a demanda que eles terão para estas 1 ou 2 linhas de produção de pellets. O relatório fica pronto logo no início do ano, em fevereiro.
Para cada 1 emprego gerado dentro da fábrica 9 são gerados nas áreas de plantio de eucalipto, o caráter da fabricação de pellets é muito mais florestal que propriamente industrial, daí que a Suzano tenta minimizar a disputa entre os municípios envolvidos pela sede da planta industrial, foi o que pude perceber na fala do Sr. Marcos Stolf.
Ou seja, quem tem mais áreas, tem direito a mais empregos por um sistema de cotas a ser acordado.
1. É lamentável que, para esta escolha a Suzano esteja vendo a instalação de uma fábrica unicamenete pelo viés técnico-operacional, não considerando aspectos sociais, estratégicos de comunicação e históricos de sua presença na região na medida que deveria observar.
2. Urbano Santos espera por um retorno deste tipo a mais de 30 anos, quando aqui a então Florestal chegou, com promessas de fábricas e empregos ainda nos idos de 1978.
3. Os 300 empregos industriais gerados em 2 linhas de fabricação de pellets impactariam positivamente muito mais a renda em Urbano Santos que Chapadinha, que tem população praticamente 4 vezes maior. E o principal: é aqui que estão os passivos da empresa!
4. A instalação de um empreendimento como este em Urbano Santos é uma grande oportunidade que a Suzano tem de dar um retorno ao grande impacto negativo que sua presença em Urbano Santos causou nestes mais de 30 anos, esta iniciativa ajudaria a melhorar a imagem da empresa já tão desgastada por décadas de problemas sociais, ambientais e fundiários.
5. A Suzano poderia assumir o ônus da instalação de uma indústria em um local momentaneamente desprivilegiado por aspectos de localização (pelo que foi exposto na reunião), mas por outro lado, estaria fazendo as pazes com a cidade que lhe acolheu por mais de 3 décadas em meio a conflitos e degradação do meio ambiente, é isso que a população de Urbano Santos espera, ou esperava. Isso é compromisso social de verdade. Chapadinha nunca tinha ouvido falar em eucalipto até bem poucos anos atrás, enquanto Urbano Santos sofre há décadas .
6. O problema é que isso não entrou nos cálculos de viabilidade do empreendimento que a Suzano Energia Renovável quer instalar, o que é um erro, pois revela falta de estratégia no estabelecimento de relações públicas com as comunidade locais, isso vai na contramão das tendências mundiais. Com certeza não é fruto de desconhecimento da importância de tais aspectos, mas sim uma escolha, algo proposital onde se opta pelo ônus social em relação ao econômico-financeiro.
Conclusão:
Iranilton, excelente sua posição eles estão brincando com coisa sério, se eles acham que podem tudo deixe eles agir da forma que estão pensando para ver uma covoeira sem fornos pois com essa atitudes deles vai nos mostrar que eles foram mentirosos com nossa população e que vão ter o troco que merecem, aí vamos aos fatos de verdade a voz do povo é a voz de DEUS, Professor Paulo Costa, contamos com seu apoio nessa luta já ouvi você falar sobre este assunto.
ResponderExcluirUrbano Santos, é merecedor desta fábrifa.
Luiz Carlos
Meu caro companheiro Luíz Carlos, concordo literalmente com vossa ideia. E aproveito para externar neste Blog minha total indignação com a Empresa Suzano Energia Renovável. Tenho 35 anos, minha geração pode-se dizer, cresceu junto ao EUCALÍPITO. É inadimissível que devido a acordos políticos entre o Deputado nota 10 e sua pupila Danúbia (pref. de Chapadinha)com o governo Roseana sejamos mais uma vez enganados por esta empresa.
ResponderExcluirFaço uma solicitação ao prefeito municipal e a câmara de vereadores de Urbano Santos, que convoquem a Companhia Suzano para uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, e que ela explique ao povo de Urbano Santos, a sua traição mais uma vez. E conclamo você Luís Carlos e o povo de Urbano Santos, caso a fábrica não seja instalada na nossa cidade, que boicotemos todas as atividades da Companhia Suzano no Município.
Profº Paulo Costa
Temos que lutar pela instalação da Fábrica em Urbano Santos, pois não está só os 300 empregos em jogo como foi falado, vai haver os impostos das exportações para o Município, onde podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos conterrâneos.
ResponderExcluirSds,
Eliaquim Araujo